domingo, 19 de junho de 2011

Uma imagem no espelho.

É noitinha e Pi está penteando seus cabelos molhados em frente ao espelho. Ela havia saído do banho há pouco. "O Fulano me disse hoje na escola: 'Você é feia, muito feia. Já se olhou no espelho? Aposto que não, porque ele deve quebrar toda vez que você faz isso.' Mas eu nem ligo! Ele que é feio!".

Não sei que cara tem o Fulano. Mas achei engraçado a Pi me contar isto diante do espelho e ele estar mesmo inteiro, inteirinho da Silva. É, pensei com meus botões, acho que o Fulaninho está com um sério problema de perspectiva... Para mim, ela é simplesmente linda.

E me lembrei então de tantos "elogios" parecidos que recebi ao longo da minha vida e do tanto que a minha imagem perante o mundo já me incomodou [e ainda me incomoda, por sorte que hoje de forma bem mais esporádica].

Na verdade, creio que nem eu nem o Fulano estamos errados a respeito do que vemos na Pi. A imagem das coisas e principalmente das pessoas depende muito do ângulo que resolvemos olhar para elas.

No meu quarto, tenho dois espelhos. Hoje, estava distraída e acabei me olhando nos dois. Em um, estou mais gordinha, no outro, acho que estou bem. Qual deles está certo? Não sei. Talvez nenhum. Na verdade, pouco importa... Só tenho certeza que a imagem que vejo neles tem um pouco de mim e um pouco deles também.

E será que não é assim que é a nossa imagem por aí? Um pouco do que realmente somos, um pouco do que é quem nos vê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário